Fundação em 46

A Associação dos Funcionários do Antigo Banerj, sucessora da Associação dos Funcionários do Sistema Integrado Banerj e Beneficiários da Extinta PreviBanerj, e ex-Associação dos Funcionários do Banco do Estado da Guanabara, fundada em 16 de agosto de 1946 com o nome de Associação dos Funcionários do Banco da Prefeitura – AFBP, é uma organização de fins não-econômicos considerada de utilidade pública pelo decreto lei nº 851, de 06 de outubro de 1970, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro, RJ, na Estrada da Covanca nº 1.245, Jacarepaguá.

Décadas de 50 a 80

Associação dos Funcionários do Antigo Banerj.
Ao ser criada em 16 de Agosto de 1946 a ABANERJ logo tornou-se uma extensão da política de Recursos Humanos do Banco, o então Banco da Prefeitura do Distrito Federal .

O prestígio da Associação pode ser aferido pela envergadura profissional e moral do seu primeiro Diretor- Presidente, o saudoso DÉCIO DE SOUZA LIMA.

No início da década de 60, é criada a Sede Campestre de Jacarepaguá, tendo início as maravilhosas Festas de Natal, com distribuição de brinquedos, alimentos e sorvetes, uma tradição que marcou a vida de todas as famílias, pais e filhos, integrantes da Associação.

Destaque-se que muitas dessas crianças, hoje adultas, compõem com seus filhos e cônjuges a categoria ASSOCIADO FAMILIAR, criada em 2005.

Com a fusão dos Bancos BEG e BERJ, surge um novo e maior Banco, o Banerj, e a Associação muda de ABEG para ABANERJ, cresce e passa a contar com a Sede Litorânea de Itaipu, no final da década de 70.

Entretanto o grande divisor de águas na história da Abanerj foi a aliança com o Sindicato (SEEB-RIO) e a Federação dos Bancários (FEEB/RJ/ES), que culminou na criação do “FÓRUM DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DO BANERJ”.

Início da década de 90

Fonte: Onésimo Esteves, ex diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Foram grandes obras e show´s na década de 90, com destaque para:

1 – Construção de 28 Chalés na Sede Campestre;
2 – Construção do Restaurante Panorâmico de Itaipu;
3 – Construção da Sede de Barra de São João, com área de Camping e 19 Chalés;
4 – Construção da Sede de Nova Iguaçu;
5 – Show´s com os Trapalhões, Elymar Santos, Seu Boneco, Sergio Mallandro, TV Colosso, Angélica, Rosana, Zeca Pagodinho, Wando, Fabio Jr, José Augusto, Sergio Rabello, Kid Abelha, Tom Cavalcanti, Jair Duvalle, Monarco, Noca da Portela, Wilson Moreira, Chico Anísio, João Nogueira, Dhema, Molejo, Orquestras Tupy, Tabajara, Sergio Norberto, Ed Lincoln, Aeroporto, Pingos e Gotas. Você pode ver as fotos desses eventos clicando aqui.

Maravilhosas Festas de Natal no Playtoy, na Barra da Tijuca, com show´s e distribuição de picolés, alimentos, refrigerantes e chopp, também marcaram a década de 90.

No início da década de 90, um grupo de associados que nunca havia participado de quaisquer cargos na Abanerj, formado por Germínio Ribeiro Filho, Apolo de Carvalho, Hamilton Baptista, Carlos Augusto Cavalcante (Charlô), José Veríssimo Souto Filho, Matheus Fonseca, Heraldo de Queiroz, Marco Jones, Sergio Felinto, Maximino Norat, José Carlos China Ferreira, Paulo de Tarso, Márcio Sant´Anna da Rocha, Ademir Cardoso Pinto, João Evangelista Aique de Almeida, Cacau, Ricardo Drummond, Adilson Batista Vieira, Bruno Sérgio Nogueira, Amaury Lobo, Genário Ribeiro, Ivan Fortes, Kim, Walter Garcia, Fernando Tolini, José Antunes, Antonio Jorge Cambuci Fuly, Geraldo Luís Ferraz da Costa, José Carlos Machado, Marilson Antunes, Sandoval, Sergio Esteves, Célio Celestino, Quintino Abreu, Mauro Quintão, Ricardo Masullo, Ubiratan Ângelo Rosa, Josildes, Brivaldo Gomes, Maria Helena, Mauro Vilamor, Valério Aleixo Lopes, Lucinha, Antonio Anael, Aldimar, Paulo Ferreira, e muitos outros, com uma proposta de UNIÃO, nome da Chapa, que venceu as eleições de 1990, superando 03 outras Chapas concorrentes, começou a mudar a história da Abanerj.

Com apenas dois anos de mandato, esse grupo, aliando transpiração e inspiração, e já contando com as competentes colaborações de Eduardo Ferreira Campos e Willian Norton D`Ávila, técnicos cedidos pelo Banerj, a Abanerj aumentou seu Quadro Social de cerca de quatro mil, para treze mil associados.

Pós 2000

Associação dos Funcionários do Antigo Banerj.

Podemos contabilizar nos anos 2000, obras, show´s e realizações, tais como:

1 – Construção do calçadão com palco na Sede Campestre;

2 – Construção de um novo ginásio, com tábua corrida, na Sede Campestre;

3 – Reforma do Restaurante;

4 – Construção de 05 novos vestiários;

5 – Construção de nova Academia de Ginástica Panorâmica, com esteiras, aparelhos de musculação e ar condicionado;

6 – Ampla reforma do Ginásio Carlos Alberto Vieira, com instalação de piso da Recoma, idêntico ao do Ginásio do Maracanãzinho;

7 – Reforma total da piscina semi-olímpica;

8 – Show´s com The Feveres, Renato e seus Blue Cap´s, Altemar Dutra Jr, Orquestra Tupy, Arlindo Cruz, Golden Boys, Biafra, Pepeu Gomes.

No ano de 2005, estabelece-se um novo marco na história da Abanerj.

Ao profissionalizar a gestão administrativa da Associação, Germínio Ribeiro Filho torna-se o último Diretor-Presidente da Abanerj no modelo vigente até então e idealizado por seus pioneiros Fundadores em 16 de agosto de 1946.

Assim, em Assembléia Geral, são instituídos novos poderes na estrutura da Abanerj, que passa contar com os seguintes órgãos sociais:

Assembléia Geral

Executiva Geral – Conselho Deliberativo – Conselho Administrativo – Conselho Fiscal

Permanecendo como prerrogativa do Quadro Social (Assembléia Geral) a eleição, por voto livre e direto, dos Conselhos Deliberativo, Fiscal e Administrativo, ficando este último responsável pela indicação e contratação da Executiva Geral, formada atualmente por um Gerente Geral Executivo, um Gerente de Departamento de Finanças e um Gerente de Departamento de Esportes.

Sendo a Executiva Geral responsável pela condução total da Abanerj.

O primeiro mandato da Abanerj com esta nova estrutura teve início em julho de 2005, sob o comando de:

Executivo Geral
Germínio Ribeiro Filho

Gerente do Departamento de Finanças
Antonio Jorge Cambuci Andrade Fuly

Gerente do Departamento de Patrimônio
Antonio Sérgio Esteves

Gerente do Departamento de Esportes
Ricardo Dias Fontes

Presidente do Conselho Deliberativo
Jorge Santana

Presidente do Conselho Administrativo
Geraldo Luís Ferraz da Costa

Presidente do Conselho Fiscal
Paulo Lúcio de Oliveira

Há que se destacar na história da Abanerj 03 (três) inegáveis grandes acontecimentos:

A feliz idéia dos seus pioneiros em criá-la, ou seja, sua CRIAÇÃO.
SUA SOBREVIVÊNCIA, motivo de orgulho para todos nós que fazemos parte de seu Quadro Social e de verdadeiro espanto para as pessoas de fora, que consideram um milagre, nossa Abanerj continuar viva e linda, mesmo após a venda do Banerj.
Uma sobrevivência que é fruto, acima de tudo, da misericórdia de DEUS e da amorosa generosidade de cada um de nossos associados.

A criação  em  2005, da categoria de ASSOCIADO FAMILIAR,  uma  forma  de garantia da  eternidade do espírito Banerjiano na Abanerj, através dos corações  e  mentes  de  nossa  descendência, pois , na  categoria  de   Associado   Familiar   podem ser inscritos filhos (as),   netos   (as),  bisnetos  (as),  genros  e  noras  de  todos associados  oriundos   do  Banerj,  sem   pagamento   de  qualquer Contribuição Social, enquanto vivos formos.

Com apenas dois anos de mandato, esse grupo, aliando transpiração e inspiração, e já contando com as competentes colaborações de Eduardo Ferreira Campos e Willian Norton D`Ávila, técnicos cedidos pelo Banerj, a Abanerj aumentou seu Quadro Social de cerca de quatro mil, para treze mil associados.